top of page
Nutrindo a vida (8).png
Buscar

Paz de espírito e saúde - qual a relação?

Hoje, o assunto é a "paz de espírito" e como o stress pode alterar diversas questões metabólicas.


Muitos pacientes chegam no consultório com um quadro de ansiedade absurda. E aí, nós paramos para pensar juntos: quais as causas desse quadro? Muitas vezes, é o ambiente estressante no trabalho, a rotina corrida ou algum problema em família.



É super importante não deixar de lado, e tentar trabalhar com a causa do problema! Em muitos casos, acabo encaminhando para a psicoterapia!


Mas, para não ficar no "zero a zero", uma das "tarefas" que sugiro é tirar pelo menos 30min - 1h por dia para ter um momento de autoconsciência ... fazer o que te faz bem, o que não estressa ... relaxar de verdade!! Não é à toa que hoje, temos diversas recomendações sobre meditação, com duração que eu tenho certeza que você consegue encaixar na sua rotina! Se não curtir a meditação, temos outras formas de desconexão com a rotina atribulada!


Nesta semana mesmo, utilizei um exemplo de situação fornecida pela própria paciente para darmos o START, conforme vou comentar aqui: você demora quanto tempo para ir ao trabalho de carro? 30 min ... OK.

1) Você liga o rádio e dirige pensando em problemas, ou

2) Curte a música e relaxa?

(...) segundos de reflexão, e a resposta da paciente veio como uma virada de chave... SIM. Poderia estar utilizando esses minutos para realmente focar no que gosta. Não é só porque você é responsável por uma família, passa mais tempo no trabalho e no trânsito do que em casa e tem milhares de preocupações, que você tem que deixar de se cuidar... lembre-se: a paz começa dentro de você.


E agora, na pandemia? Como está sua rotina? Você consegue ter um tempo apenas para si?


 

"Mas, então... qual seria a justificativa para uma nutricionista clínica falar sobre a minha paz interior?!"





Simples. Sob a ótica da saúde integral, eu avalio o indivíduo de forma clínica, mas também no contexto em que ele se encontra... todos os aspectos sociais e culturais são levados em consideração. Até porque a nutrição em si tem um peso cultural ENORME ... o próprio nome já diz, vamos "comemorar"... não é mesmo? No Brasil, o peso da alimentação em quaisquer confraternizações é muito grande, e no cotidiano isso não muda!


No aspecto clínico, o stress crônico desequilibra o metabolismo como um todo.

Veja algumas consequências, de forma bastante genérica:


- alterações hormonais

- enfraquecimento do sistema imunológico

- distúrbios metabólicos e cardiovasculares

- distúrbios gastrointestinais

- alterações em parâmetros bioquímicos


A maioria dos pacientes que apresenta um nível de stress elevado, apresenta alterações metabólicas importantes, que podem culminar com a dificuldade de perda de peso, por exemplo, citando uma das queixas mais recorrentes na avaliação nutricional.


Portanto, não dá para focar APENAS na alimentação. Por isso, o trabalho com a Nutrição Holística, Integrativa ou qualquer nome que você preferir chamar é primordial!! Sempre temos que pensar além ...


Então, a dica de hoje é: reduza seu stress, tente manter a calma e tire um tempo só para você durante o dia... e, na consulta nutricional, relate absolutamente TUDO ao seu nutricionista, combinado?


Um beijo com desejos de muita paz,

Até a próxima!

22 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page