top of page
Nutrindo a vida (8).png
Buscar

Você quer emagrecer ou ser emagrecido?

Adorei essa frase !!


Realmente, o processo de reeducação alimentar e emagrecimento é bastante complexo, e todos os tópicos devem ser levados em consideração no momento em que você decide: "Agora vai!!"



O PRIMORDIAL é você ter em mente que deve ser um processo saudável, que não traga nenhum tipo de prejuízo à sua saúde. Um nutricionista pode te auxiliar muito neste processo... mas o intuito deste post de hoje vai além de "procure um profissional, tenha força de vontade, vá em frente e não desista" ... o que quero deixar como recado é... você realmente quer isso agora?!


Não paramos de ver na internet mensagens de motivação ou imagens engraçadas (como essas que copiei abaixo) e exemplos fantásticos de "antes/depois", pessoas com perdas de peso importantes em um período de tempo, que tentam estimular outras com seus exemplos, suas "receitas fit" e exemplos de seus treinos.





No entanto, para algumas pessoas isso pode ser um "tiro no pé"... elas não se motivam e, ao contrário, acabam desmotivadas por acharem que nunca conseguirão.




Lembre-se: um indivíduo é completamente diferente do outro, um metabolismo age de maneira diferente, e deve ser tratado como tal.


Por isso eu sempre bato na tecla da individualidade... o primeiro passo é: você deseja isso realmente?! SIM? Ok, ótimo...




E como você deseja alcançar sua meta? Como VOCÊ costuma responder a isso?

Você é dessas pessoas que costumam trabalhar com metas altas e longos prazos, ou prefere trabalhar com metas atingíveis, estipulando (ou não) prazos fechados para cumpri-las? Algumas pessoas que desistem se não conseguem alcançar suas metas no prazo fechado, outras ganham força e vão em frente... o importante é saber como você reage a todos esses estímulos e possíveis respostas, para não desistir...

O que vejo muito em consultório são as pessoas que fazem dieta por um período, aí param, voltam ou não ao que eram anteriormente, depois voltam ao profissional para recuperarem o "tempo perdido"...


Por isso que, o mais importante que fazer "dieta", é fazer uma reeducação alimentar. Nessa proposta, o intuito é ensinar o paciente a se alimentar bem e fazer as escolhas corretas, para que possam seguir a vida sem precisarem seguir planos alimentares restritivos, e sem modificarem severamente sua rotina alimentar!!

 

Descrevi abaixo questões que você deve se responder antes de iniciar um acompanhamento nutricional para emagrecimento, ou um "projeto fitness" que vise sua perda de peso:

1. Qual o seu grau de motivação para mudar seu estilo de vida? Mudar seu estilo de vida atual é realmente importante para você??

Lembre-se de que nos primeiros meses, a resistência deve ser grande, pois a mudança de hábitos é um processo difícil e que demanda determinação e foco!!

2. Neste momento, você conseguiria lidar com este desafio?

Se você está lidando com outras situações na sua vida que te afetem de forma emocional, com uma forte rotina de trabalho, stress, doença; avalie se a adição deste desafio lhe trará mais stress e ansiedade.

3. Você tem o incentivo de alguém da sua família e suporte profissional?

O processo de perda de peso pode ser difícil, trazendo em alguns momentos desânimo ou momentos de tentação. Poder contar com o incentivo de uma pessoa de confiança pode ajudar muito neste professo!!


Tente pensar de forma positiva sobre este assunto, e não leve a perda de peso como obrigação, pois se torna uma questão mais difícil de levar. Explore o que pode estar lhe prendendo de enfrentar este desafio, conscientize-se e siga em frente. O importante é não desistir !! Conte com um nutricionista para te ajudar a chegar lá!





Boa sorte!

Um beijo, até a próxima!

172 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page